Viver em condomínio não é uma arte, mas simplesmente um exercício de bom senso.
Algumas pessoas estão acostumadas a viver em casas, ai quando mudam para um condomínio, estranham e muitas vezes reclamam pois são muitas regras, tem horário pra tudo. Mas não é nada disso, são algumas regras básicas que devem ser respeitadas para não cruzar a linha do limite do outro, respeitando assim as regras de harmonia em um condomínio.
Conheça as 10 regras básicas para viver em harmonia em um Condomínio.
- RESPEITAR AS REGRAS DE MUDANÇA – Não dê gafe logo na mudança. Procure saber quais as regras do condomínio antes de efetuar a mudança, evitando, assim desentendimento com os novos vizinhos.
- NÃO ALTERE A FACHADA – Varandas gourmet estão em alta, mas não vá saindo pintando de roxo a parede. Quaisquer mudanças que alterem o aspecto visual da fachada do edifício devem passar por aprovação. As alterações permitidas mais comuns normalmente já são previamente aprovadas pelo condomínio. Ainda assim não deixe de consultar.
- NÃO ALTERE ÁREAS COMUNS – O que é luxo pra um pode ser o lixo do outro. Nem sempre o gosto dos moradores combina. Evite alterar a decoração das áreas comuns sem antes consultar os interessados e o condomínio. Às vezes mesmo quando os moradores do andar concordam em colocar um acabamento no hall o condomínio não é obrigado a tomar os cuidados especiais que este acabamento exige.
- RESPEITE O USO DA VAGA DE GARAGEM – Evite guardar mais que veículos na vaga da garagem. O condomínio não tem a obrigação de zelar por nada além de veículos na garagem. Procure sempre conversar com o síndico para se informar o que, e como, pode ser armazenado temporariamente na garagem, e por qual período. Nem é preciso insistir nos limites da garagem, área de garagem é propriedade e tem seu custo, não utilize além da sua capacidade.
- RESPEITE O USO DO ELEVADOR – Siga as instruções do elevador, evite deixar as crianças sozinhas. Além do mais utilize o bom senso, não segurando a porta do elevador ou utilizando o elevador para carga sem liberá-lo entre uma viagem e outra. Evite problemas com os vizinhos.
- LIMPE O QUE FOI SUJO – Independente de fazer o mesmo na sua própria casa, quando o assunto são áreas comuns do condomínio, é preciso ter um mínimo de higiene. Não fique acanhado por ter sujado, às vezes acontece, limpe ou chame o funcionário da limpeza. Já para churrasqueiras e salão de festas procure saber com antecedência se o próprio morador ou o funcionário do condomínio é o responsável pela limpeza, na dúvida limpe tudo.
- CONSERTE O QUE FOI QUEBRADO – Acidentes acontecem. Assuma a falha arque com os gastos necessários para o conserto. Isso vale tanto para objetos de uso comum como os particulares, como carros que estão na garagem. Novamente, mais vale assumir um erro e corrigi-lo que negá-lo.
- NÃO ATIRE NADA PELA JANELA OU SACADA – Não é só questão de limpeza, objetos jogada através da janela ou sacada podem atingir objetos frágeis ou pessoas, um grave risco de machucar alguém.
- BOM SENSO COM ANIMAIS – Na maioria dos condomínios cachorros são permitido, mas cuidado com o porte do bichinho, não somente por consideração com os demais condôminos, mas também por consideração com o cachorro. Um cão muito grande em um apartamento vai causar problemas psicológicos no próprio cachorro, causando vários problemas não somente ao dono como também aos vizinhos. Além disso, muito cuidado com a sujeira do cachorro e o mal cheiro. Ninguém merece ser vizinho de uma sacada exalando cheiro de cocô de cachorro, ou um hall com mal cheiro.
- RESPEITE O SILÊNCIO – A lei do silêncio impera entre 22:00 e 08:00, mas isso não quer dizer que qualquer tipo de barulho possa ser feito fora deste horário. O Código Civil prevê situações em que o ruido de um morador atrapalhe o trabalho ou o descanso de seus vizinhos durante o dia, inclusive. Vale o bom-senso, barulho esporádico também não costuma a gerar reclamações.
fonte: topazioville
Conheça Nossos Serviços:
- Limpeza e Conservação – Serviços da Conservadora
- Portaria e Vigia – Serviços da Conservadora
- Serviço de Jardinagem – Conservadora
- Mão de Obra em Geral – Serviços da Conservadora
- Mão de Obra Temporária – Melhor Serviços da Conservadora
- Facilities – Conservação e Limpeza
- Consultoria e Projetos – Conservação e Limpeza
- Portaria Virtual – Conservação
- Limpeza de Obras – Terceirização de Serviço de Limpeza
- Segurança Armada – Segurança
- App Roche – Na Palma da Sua Mão